Tirar o ESTA para os EUA

Quem está com viagem marcada para os Estados Unidos e é cidadão de um dos 39 países do Programa de Isenção de Visto precisa solicitar o ESTA para aproveitar tudo que a América oferece. Essa autorização de entrada é destinada para viagens a turismo ou a negócios, com duração máxima de 90 dias.

Para tirar o ESTA, é necessário acessar um formulário online do Governo dos Estados Unidos e preenchê-lo com as informações solicitadas. Depois, o requerente deve realizar o pagamento de uma taxa em dólar. Isso permite que seu pedido seja processado. Uma vez processado o requerente recibirá a resposta via email.

passport card esta usa

Com o ESTA em mãos, o turista consegue ter mais agilidade nas filas de imigração e não precisa ir a uma unidade do consulado americano para solicitar o visto de turismo. Essa autorização de viagem só é concedida a cidadãos de alguns países. Os, brasileiros com dupla cidadania de uma das nações incluídas nesse programa podem tirar o ESTA para entrar nos Estados Unidos com o passaporte da outra nacionalidade, economizando tempo e dinheiro.

Solicitar Autorização Eletrônica de Viagem

Na hora de solicitar a autorização eletrônica de viagem, a principal dúvida dos viajantes é sobre como preencher o ESTA passo a passo. Isso é comum, pois muitos ainda estão se adaptando a esse novo conceito de isenção de visto para entrar em um país.

Aqui algumas dicas de como preencher o ESTA passo a passo corretamente:

  • Digite todas as informações com precisão;
  • Verifique se as informações do passaporte correspondem às informações que você digitou no formulário ESTA;
  • Responda às perguntas com honestidade;
  • Certifique-se de fornecer um endereço de e-mail válido;
  • Revise todas as informações antes de confirmar o pedido.

Além disso, é necessário realizar o pagamento de uma taxa em dólar, para que o sistema comece a fazer a análise do requerimento. Cada pedido pode levar até 72 horas para ser processado e o viajante recebe a resposta sobre a aprovação do pedido no e-mail indicado.

Não esqueça de imprimir o documento de aprovação ESTA e levar com você na viagem.

Como Preencher o Formulário ESTA?

Se a sua cabeça está cheia de dúvidas sobre como preencher o ESTA passo a passo, a boa notícia é que o processo é mais simples do que parece.

Aplicação online
Preencha e envie o formulário ESTA EUA

Pague taxa ESTA
Pagar a taxa do visto ESTA

Receber ESTA
Imprima documento de aprovação ESTA

O primeiro passo é preencher o formulário, sendo aconselhável tirar o ESTA com antecedência. O processo pode levar até 72 horas, que é o período mínimo para você entrar com o pedido em tempo.

O formulário ESTA é bem simples e fácil de responder, mas é interessante ter seus dados pessoais à mão, já que algumas informações são solicitadas online. Você deve informar seu nome completo, data, cidade e país de nascimento, e-mail válido e número de passaporte.

Ao preencher essa tela, é importante revisar as informações para evitar algum erro. Tenha muita atenção pois não é possível corrigir nenhum dado após solicitar o ESTA e, se o sistema detectar algo errado, a autorização de viagem pode ser negada.

Como é a Emissão da Autorização de Viagem ESTA

Com o formulário ESTA preenchido e a taxa paga em dólar, as etapas que dependem de você são concluídas e você só precisa aguardar para receber a autorização e viajar aos Estados Unidos. É nesse momento que o sistema automatizado processa os dados do vaiajante para saber se pode ou não liberar a entrada no país.

Geralmente, a emissão da autorização de viagem ESTA leva de 24 a 72 horas e pode apresentar três status ESTA: aprovado, pendente e negado.

  • O aprovado, como o nome sugere, é quando seus dados foram aceites e você está autorizado a entrar em solo americano. Nesse caso, você recebe a autorização por e-mail e deve imprimi-la para apresentar no controle migratório.
  • Se o status ESTA aparece como pendente, isso significa que o Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) dos EUA está revendo os dados que você inseriu no formulário ESTA e tem até 72 horas para dar um parecer final.
  • Se a resposta for uma negativa, você ainda tem outras possibilidades (como seguir com um pedido de visto de turismo tradicional).

passport visa accepted esta usa

Verificar o Status

Depois de tirar o ESTA, é possível conferir o status da permissão de viagem para saber qual a data de emissão e a validade, conferir as informações que foram fornecidas no pedido e checar se autorização foi aprovada, continua pendente ou não foi liberada.

É muito simples verificar seu status ESTA, basta acessar o site oficial e localizar no menu o botão para checar o status. Na página que abrir em seguida, clique novamente no botão indicativo da cor verde.

Para ter acesso ao status é necessário informar o nome e o sobrenome da mesma forma com que aparecem no seu passaporte, além da data de nascimento, nacionalidade, país que emitiu o passaporte, número de passaporte e endereço de e-mail.

Você não será redirecionado para nenhuma página, mas vai receber em seu e-mail os detalhes do status atual do seu ESTA. É importante verificar a situação atual para saber ser é necessário solicitar um novo ESTA (se o seu estiver vencido) e obter outros detalhes.

Caso você mude de passaporte, altere seu nome, sexo ou país onde mora, é necessário solicitar o ESTA novamente para que ele contenha os dados atualizados. O ESTA de um viajante deixa de ser válido se suas informações principais tiverem qualquer alteração.

Negativa da Autorização

Existem diversos motivos pelos quais o turista pode receber um retorno negativo após preencher o formulário ESTA e enviar para análise. Isso pode ocorrer por conta de informações digitadas de forma incorreta ou até devido a um histórico criminal nos Estados Unidos ou em outro país.

Mas você não precisa cancelar a viagem se a resposta recebida por e-mail é que seu ESTA foi negado.

Para os casos em que tirar o ESTA não for possível, o solicitante deve tentar emitir o visto de turismo tradicional, aquele que tem uma parte feita online e uma parte presencial com entrevista. O visto de turismo é o que os brasileiros têm obrigação de solicitar e, apesar de ser um pouco mais demorado, é uma solução para negativa da autorização ESTA.

Como há possibilidade de negativa, é aconselhável solicitar o ESTA com bastante antecedência para não ter que remarcar a data de viagem aos Estados Unidos. Afinal, se algo ocorrer fora do previsto, é possível buscar o outro tipo de visto em tempo.

FAQs: Tirar o ESTA Americano

É importante ter em mente que o ESTA é uma autorização de viagem eletrônica dos Estados Unidos, por isso mesmo, seu processo de solicitação e emissão é bem mais simples do que um visto de turismo, por exemplo, uma vez que todas as etapas são feitas de forma online.
Para tirar o ESTA americano é necessário preencher um formulário eletrônico e pagar uma pequena taxa em Dólar. Se aprovado, a autorização é entregue no e-mail do solicitante. Somente cidadãos de 39 nacionalidades podem realizar o procedimento para ter acesso aos Estados Unidos com o ESTA.
Após preencher o formulário eletrônico ESTA e pagar a taxa, sua solicitação é enviada para o banco de dados que realiza a análise e dá o parecer sobre o pedido. Trata-se de um sistema automatizado que cruza informações de diferentes fontes para descobrir se o viajante oferece riscos ao país, seja de imigração ilegal ou de terrorismo.
Essa etapa de processamento e conferência pode levar de 24 a 72 horas. Por isso, a recomendação é solicitar a autorização de viagem americana ESTA com uma certa antecedência da data da viagem, para não correr riscos. Ao final, o resultado do ESTA para cada turista poderá ser: aprovado, pendente e negado.
Cada vez que um viajante entra nos Estados Unidos utilizando o ESTA, pode ficar em território americano por até 90 dias. O turista pode voltar quando desejar com a mesma permissão pelo período de 2 anos, sendo esta a validade da autorização. Porém, se o passaporte registrado no pedido vencer antes de fechar os 2 anos da validade do ESTA, é necessário fazer uma nova solicitação para o documento atualizado.