Qual a Diferença Entre um documento ESTA e um Visto?

Existem três principais diferenças entre o ESTA e um visto de Turismo: os cidadãos que podem solicitar, o processo de solicitação e os valores.

Os cidadãos

O ESTA é uma autorização de viagem emitida para cidadãos de 39 nacionalidades que fazem parte do Programa de Isenção de Vistos. Esses países foram selecionados por terem uma boa relação com os Estados Unidos e contarem com baixo índice de imigração ilegal na América.

Já o visto de turismo é obrigatório para os cidadãos das demais nações, que pretendem visitar os Estados Unidos. O Brasil não está entre os países desse programa e, por isso, os brasileiros precisam do visto de turismo (a não ser quem tem dupla cidadania em um dos países isentos).

O processo

O processo do ESTA é bem mais simples do que o do visto tradicional, pois todas as etapas são realizadas online: o preenchimento de um formulário e o pagamento de uma taxa. Se aprovado, o turista pode ficar até 90 dias consecutivos em viagem de turismo ou negócios, e essa permissão tem validade de 2 anos.

No caso do visto de turismo, só a primeira parte é feita online — através de um formulário extenso, que deve ser respondido em inglês. A segunda parte é uma entrevista presencial, que deve acontecer em uma embaixada ou consulado americano.

A aprovação pode dar ao viajante o direito de passar de 1 a 6 meses consecutivos nos Estados Unidos, dependendo do que for estipulado pelo agente de imigração. A validade desse tipo de visto é de 10 anos e ele é emitido exclusivamente para quem vai ao país a turismo ou negócios.

O preço

Por fim, os valores também são bastante diferentes. O ESTA tem uma pequena taxa a ser paga em dólar, enquanto o visto de turismo tem custo mais elevado. Além disso, a necessidade de comparecimento gera mais gastos, principalmente para quem não mora em uma das cidades onde são realizadas as entrevistas: Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Seja com ETAS EUA ou visto de turismo, é fundamental cumprir todos os requisitos e exigências da lei americana para que você possa aproveitar ao máximo sua estadia e viajar com tranquilidade.